Por que degolar o Champagne?

Uma das maneiras mais impressionantes de servir um vinho espumante é abrindo a garrafa com um sabre. É o método que, em francês, chama-se “sabrage”.

Mas vamos voltar um pouco. O que é um sabre? É uma arma branca, um tipo de espada de lâmina reta ou curva, afiada somente de um dos lados.

 Mas de onde vem essa prática?

Provavelmente da época napoleônica. Dizem que os cavaleiros abriam as garrafas assim, ao final da batalha, para comemorar suas vitórias. E o faziam quebrando o gargalo com suas espadas, sem nem ao menos descer da montaria.

Outra versão da mesma lenda diz que foram os russos, ao derrotarem as tropas de Napoleão, os primeiros a degolar garrafas para comemorar.

 Alguém ainda abre espumante, dessa maneira?

Sim. A degola do espumante virou um ritual praticado em eventos mais especiais, justamente por toda a carga teatral, até mesmo dramática, da cena.

 Como funciona?

Uma pessoa desliza o sabre ao longo do pescoço da garrafa, e bate no seu ponto mais frágil, com força suficiente para arrancar o gargalo, que sai junto com a rolha. É um processo que serve apenas para vinhos espumantes, nunca vinhos tranquilos, devido à pressão interna da garrafa. O líquido deve estar bem gelado, caso contrário irá transbordar e ser desperdiçado. E a garrafa deve ser de boa qualidade, é claro, para que não seja destruída.

 Mas não fica vidro da garrafa, dentro do líquido?

Teoricamente, não, porque a pressão interna da garrafa expulsa qualquer pedaço de vidro, durante a quebra do gargalo. Vale lembrar que os espumantes têm pressão de 4 a 6 atmosferas no interior de suas garrafas.

 E é seguro fazê-lo?

Ninguém deve arriscar-se nesse procedimento, que deve ficar restrito a profissionais com experiência. Há o risco de acidentes com o sabre, que não deixa de ser uma arma. Se o método for feito incorretamente, a garrafa pode explodir. E, mesmo que feito corretamente, a ponta da garrafa retirada voa em alta velocidade a metros de distância, podendo atingir alguém. Não é tarefa para leigos no assunto, portanto.

Sem dúvida, Champagne é uma bebida envolta em muita graça. Esse ritual é uma das provas disso. Se quiser ler sobre outro ritual envolvendo Champagne, clique aqui.

Ou então, se quiser ler frases sobre Champagne, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em