O vinho nas ruínas de Pompeia

Em 24 de agosto de 79 d.C., a cidade de Pompeia era destruída, por uma erução do Vesúvio. Mas o que o vinho tem a ver com isso? Evidências arqueológicas demonstram a importância do vinho para a antiga cidade de Pompeia, e seus arredores...

 Em relação ao consumo, a população consumia tanto o vinho local, como consumia, também, vinho importado de outras regiões. E como arqueólogos chegam a essa conclusão? Pelo tipo de ânforas encontradas, entre as ruínas, e pela inscrição contida nelas.

 Em relação ao cultivo, a impressão que as raízes das videiras deixaram, nos solos, leva à conclusão que as vinhas eram cultivadas no meio de outras árvores, como pessegueiros, figueiras, oliveiras e amendoeiras. Pompeia era particularmente fértil e ideal para o cultivo da vinha, devido ao seu solo vulcânico, e ao clima do sul da Itália. Muitas das uvas cultivadas lá, inclusive, não foram encontradas em nenhum outro lugar da península italiana.

 Já em relação à produção, foram encontrados, entre as ruínas, artefatos como grandes prensas para as uvas e instalações para o armazenamento de dezenas de litros de vinho. E a produção de vinho era uma atividade de cunho profissional, não limitada somente ao consumo próprio das famílias. É possível localizar, nos sítios arqueológicos, ambientes para cultivo, produção e alimentação, mas não se encontram ambientes similares a quartos de dormir. Isso, na opinião dos especialistas, sinaliza que ali funcionava, naqueles tempos, uma espécie de empresa.

É ou não é surpreendente pesquisar e saber mais sobre o vinho?

Então, se você quiser ler mais sobre o cultivo de vinhas em solos vulcânicos, clique aqui.

 




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em