Articles

La Vida en Rosa

Recomendação Tintos&Tantos

La Vida en Rosa

A palavra é descontração. Se é isso que você está buscando, vai encontrar nesse vinho, com certeza. A começar pelo rótulo!

A rolha cor-de-rosa atrai o olhar, logo de cara. Um sinal de modernidade e do caráter arrojado da vinícola, que usa rolhas sintéticas (só que da mais alta qualidade) em seus vinhos. Se quiser saber mais sobre esse tipo de rolha ainda tão polêmico, clique aqui.

Bem se vê que descontração não tem nada a ver com falta de compromisso, quando o assunto é a Bodega Vihucas, para quem sustentabilidade é uma preocupação constante. Para eles, a palavra “orgânico” significa, mais do que um método de cultivo e de produção, uma soma de valores que os conectam com a natureza, com a essência das pessoas e da terra.

Não é à toa que a gente lê no rótulo “Cencibel Organic Vihucas”. Trata-se de um vinho orgânico. Mas e Cencibel? E Vihucas?

Cencibel é uma palavra talvez desconhecida para uma uva bem conhecida. É sinônimo de Tempranillo. Enquanto Tempranillo é o nome mais usado em Rioja, Cencibel é como essa uva se chama em La Mancha. Ou seja, La Vida en Rosa é um monovarietal, 100% Tempranillo.

Por fim, Vihucas. O que é isso? É o nome da vinícola, formado pelas primeiras sílabas do nome de Victoriano Huerta Castro, seu fundador.

Mas vamos ao que realmente interessa. Ao vinho! A safra que degustamos foi a de 2016.

La Vida en Rosa é um vinho leve, com 11,5% de teor alcoólico, e que tem uma cor clara, puxando para o salmão. Só de olhar já dá uma certa alegria.

Seus aromas são bem frutados, lembrando frutas vermelhas como morango, framboesa e cereja. Pelo nariz ele já nos transmite todo seu frescor.

A sensação do La Vida en Rosa, na boca, é de uma acidez vibrante e bem equilibrada, que combina muito bem com queijos cremosos de casca macia, como brie e camembert.

Mas a boa pedida, para acompanhar o La Vida en Rosa, é a combinação com comidas apimentadas. Esse rosé tem tudo o que a pimenta precisa, quando o assunto é vinho. E ainda por cima é elaborado a partir de uma uva que surpreende, na presença de sabores apimentados. Se quiser entender mais sobre essa sugestão de harmonização, clique aqui.

Na nossa opinião, 10°C é uma boa temperatura para servir o La Vida en Rosa. Todos os aromas dele estarão bem presentes, e seu caráter refrescante estará bem evidente.

Quem traz esse vinho para o Brasil é a importadora Hispania Vinhos. Como curiosidade, fica aqui uma informação: o La Vida en Rosa faz parte de uma linha chamada Amores de Colores, ao lado de outros três rótulos, um tinto, um branco, e um azul!

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Artigos mais lidos