Articles

Kotta 299 Gamza

Recomendação Tintos&Tantos

Kotta 299 Gamza

Uva autóctone. Origem exótica. Solo vulcânico. Boa altitude. Esse tem tudo para ser um grande vinho. E é, mesmo!

O Kotta 299 Gamza é produzido pela Lovico Winery, vinícola centenária da Bulgária, muito reconhecida pela boa qualidade de seus rótulos.

Ela fica localizada na Bulgária, na planície do Rio Danúbio, mais precisamente em Suhindol. Em uma região de solo vulcânico rico em conteúdo mineral, muito apropriada para o cultivo de uvas de excelente qualidade para a produção de vinhos. Se quiser saber mais sobre a relação entre vinhos e vulcões, clique aqui.

Agora vamos entender de onde vem o nome do rótulo: as vinhas estão em uma parcela do vinhedo que fica a 299 metros de altitude, e são da variedade nativa Gamza, uva que é conhecida também como Kadarka. Simples assim!

Degustamos e nos impressionamos com a safra de 2012, ainda em pleno desenvolvimento, com alguns bons anos de futuro pela frente.

Mas existem mais motivos que levam o Kotta 299 Gamza a ser impressionante. Sua cor é muito profunda. São 14,5% de teor alcoólico extremamente bem equilibrados. Apresenta frescor e boa acidez. Os taninos naturalmente mais agressivos da uva Gamza estão devidamente domados, para que sejam bem presentes sem agredir. E apresenta uma grande persistência no palato.

Além disso, há uma incrível complexidade de aromas e sabores, começando por frutas escuras como ameixas e passando dos herbáceos aos picantes que lembram anis e páprica, com toques florais, de chocolate e de madeira. Rico.

Mas, como se não bastasse, ainda há uma cereja nesse bolo. O que o torna ainda mais charmoso é um detalhe da sua vinificação, que certamente colabora para a sua complexidade. O enólogo, no caso do Kotta 299 Gamza, fez uma opção bem interessante. Esse vinho é elaborado sem filtração, e ao evitar excesso de manipulação, com essa decisão, o Kotta 299 Gamza pode trazer consigo um pouco de borras.

Como servir o Kotta 299 Gamza? A nossa sugestão é a 17°C. Se quiser evitar eventuais borras, e liberar ainda mais suas camadas de aromas, decante-o por 30 minutos.

E como harmonizá-lo? Na nossa opinião, esse é um daqueles vinhos que pede carne. Uma opção suculenta como goulash. Um bom escalope com molho. Um hambúrguer caseiro. Por que não?

Resumindo. Esse é um excelente exemplar da produção de vinhos da Bulgária. Para quem ainda não conhece os vinhos dessa nacionalidade, essa é uma porta de entrada VIP. E esse é também um excelente exemplar de monovarietal produzido a partir da uva Gamza.

Para encontrar o Kotta 299 Gamza, procure pela Winelands, que é a importadora que traz esse rótulo para o Brasil.

Para finalizar, se quiser saber mais sobre a uva Gamza, ou Kadarka, como queira chamá-la, clique aqui.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Artigos mais lidos